segunda-feira, 29 de junho de 2009
Sexta-feira no Mercado Público
sábado, 27 de junho de 2009
Plágio
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Memória
Agora, o pior: na semana passada, um defeito no sistema hidráulico, provocou enchente parcial. As águas atingiram jornais e revistas no terceiro andar.
Na segunda-feira, a Biblioteca Pública foi interditada. Informa-se que os jornais molhados seriam enviados para o lixão.
Saxofone de Proveta é prematuro
Queridos amigos...
O que temos pra informar é sério e muito triste...
O proveta nos telefenou e informou que seu estado de saúde é grave e necessita de tratamento urgente.
Há algum tempo ele vem sentindo fortes dores nos braços (tendinite) após passar algum tempo tocando. Sua médica pediu para ele fazer repouso absoluto e esperar algum tempo antes de voltar a tocar (este tempo é que não sabemos o quanto vai ser). Como a apresentação seria na semana que vem dia 03 de julho, resolvemos cancelar esta data e adiar a apresentação para uma data futura quando ele estiver recuperado.
Por isso pedimos desculpas aos amigos que ajudaram na divulgação do evento, e gostariamos que este comunicado de cancelamento fosse repassado aos seus contatos.
As pessoas que por ventura tenham comprado o seu convite, por favor podem trocá-lo novamente no local da compra.
Pedimos desculpas à todos...
No momento pedimos aos amigos que torçam pela rápida recuperação desta pessoa maravilhosa e músico extraordinário:
Nailor Proveta
Muito obrigado
Luiz Sebastião
domingo, 21 de junho de 2009
"Vive melhor quem samba!"

quinta-feira, 18 de junho de 2009
Sou jornalista!
sexta-feira, 12 de junho de 2009
terça-feira, 9 de junho de 2009
Proveta
SERÁ?????
SERÁ?????
Será que Nailor Proveta, o maior clarinetista da atualidade, voltaria a Floripa este ano, este semestre????
SERÁ?????
SERÁ?????
SERÁ?????
quinta-feira, 4 de junho de 2009
Estúdio de gravação por R$100 ao ano



quarta-feira, 3 de junho de 2009
Cultura

segunda-feira, 1 de junho de 2009
Plágio
Com o tempo, o pessoal daqui colocou na cabeça que poderia compor. E compunham, realmente.
Alguns, malandros, tinham contatos com sambistas do Rio e iam frequentemente para lá. Como eram 1 ou 2 que o faziam, eles voltavam, vez ou outra, com um samba existente em alguma escola no Rio, e um pouco da letra alterada pra colocar o nome de suas escolas de Floripa.
Atitude ilícita ou malandragem? Talvez os 2.
E isso é (de)mérito de todas as escolas.
Dizem, até, que o hino da Copa Lord é plágio. Só que nunca conseguiram provar. Talvez por não conseguirem, talvez por respeito ao mestre Avez-vous.
Só que esses dias eu ouvi um samba que me soou familiar. Samba "Devagar" de Noca, Colombo e Edir, lá da Portela, gravado no álbum Portela 71.
Historinha
Sinhô é famoso pelo samba "Jura", mas famoso também por brigas e intrigas entre os outros sambistas da época, e por acusações de roubos e plágios de sambas.
Quando alguém aparecia no buteco com algum samba novo, ele ficava com o sujeito cantando o samba novo por várias e várias vezes, enquanto um amigo ficava num biombo, escondido, escrevendo a partitura do samba. De lá eles saíam pra registrar o samba e o verdadeiro compositor ficava no bar, bêbado.
Mano Edgar, também fundador da Deixa Falar, é autor de uma batucada famosa nas rodas de samba do Estácio: “Quando eu morrer / Não quero choro nem nada / Eu quero ouvir um samba / Ao romper da madrugada”
Em 1933, Noel Rosa “tirou cola” do samba e compôs Fita Amarela, que faz sucesso até hoje: "Quando eu morrer / Não quero choro nem vela / Quero uma fita amarela / Gravada com o nome dela"
Mas, no ano anterior (1932), Donga e Aldo Taranto já haviam feito o mesmo compondo o samba Quando Você Morrer, com a seguinte letra: "Quando você morrer / Juro que não vou chorar / Vou procurar quem me dê / O que você não me dá"
Donga, ao ouvir o samba nas rádios, foi aos jornais e acusou Noel de plágio. Mano Edgar, o verdadeiro autor, já estava morto: foi assassinado na véspera do Natal de 1931, em um jogo de ronda. E morto não fala.
Fonte: Turma do Estácio