segunda-feira, 28 de abril de 2008

Bom Partido no Café Matisse

O grupo Bom Partido irá se apresentar nesta quarta-feira, às 22h, no Café Matisse, no Centro Integrado de Cultura (CIC), com o projeto "Samba", homenageando Noel Rosa. A abertura fica por conta do pesquisador e cantor Marcão, acompanhado por Raphael Galcer no violão de 7 cordas, apresentando sambas, que não constam no repertório de nenhum grupo, resgatados graças ao trabalho deste pesquisador.
A entrada é de R$10.


O grupo Bom Partido já existe há mais de 10 anos e sempre teve a preocupação de cantar os sambas e os sambistas de Florianópolis, e resgatar os sambas que não são mais cantados, evitando que caiam no esquecimento. Seu único CD até agora possui somente músicas de compositores da cidade como Zininho, Celinho da Copa Lord, Dinho, Jandira, e Marcelo 7 cordas.
O grupo é formado por Jandira (voz), Josiane (voz), Júlia (voz), Dôga (percussão), Bidu (percussão), Fernanda da Silveira (cavaco) e Thiago Laroyd (violão).

Desde o começo do grupo, o Bom Partido faz homenagens freqüentes à um sambista. Aniceto do Império, João Nogueira, Dorival Caymmi, Clara Nunes, e até o próprio Noel, na primeira sessão de homenagens, feita há quase 10 anos, são alguns dos sambistas que podem ser citados.
O projeto "Samba" é de criação do próprio Bom Partido e consiste em uma apresentação por mês para homenagear um sambista. Em abril será Noel Rosa.
O Grupo escolheu os melhores sambas do compositor, dentre os mais conhecidos, até para não deixar os espectadores perdidos, e irá apresentar para o público do Café Matisse.

Noel Rosa (11/12/1910 – 04/05/1937) é considerado por muitos historiadores como o maior cronista do país. Pra quem quer conhecer um pouco do Rio de Janeiro da década de 20 e 30 pode buscar as músicas de Noel, que terá uma boa fonte de informações. Noel tinha uma facilidade incrível de escrever versos e criar melodias e suas músicas ainda podem ser interpretadas como se fossem atuais.
A primeira gravação de Noel foi feita em 1929 e a última em 1937, ano de sua morte, tendo, baseado no ano de gravação, apenas 7 anos para compor suas mais de 150 músicas e dizer o que pretendia. Além das outras tantas canções que corrigia, refazia ou fazia inteira e dava para outras pessoas, sem colocar seu nome.

Excepcional boêmio, ídolo de quase todos os sambistas, autor de músicas mágicas, Noel será relembrado na noite de quarta-feira, 30, véspera de feriado, às 22h, no Café Matisse, no CIC, em um show propício inclusive para quem gosta de dançar.
Para os mais inspirados esta noite pode render até o dia 1º de maio, como, com certeza, Noel Rosa faria.

Para mais informações, entre em contato com Carlos Raulino pelo telefone 9991-3218


E tem mais! Quem chegar mais cedo, ainda poderá curtir Wagner Segura no teatro, com o show "Encontro". (Parafraseando meu colega Claudio Caldas)


E o povo canta: "Mu... mu... mulher. Em mim fi... fizeste um estrago. Eu de nervoso esto... tou fi... ficando gago." (Noel Rosa)

Nenhum comentário: