segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sexta-feira no Mercado Público

Estive, nesta sexta-feira, no vão central do Mercado Público com um amigo. Vou omitir o nome para preservar sua credibilidade.
Podem rir, mas afirmo, com a mais absoluta tranquilidade, que foi uma das melhores sextas-feiras que eu tive nos últimos meses.

Gente estranha, música ruim, som problemático, mala, bandido, mulher feia, mulher bonita, cerveja gelada e refrigerante tem em tudo que é lugar. Mas no Mercado parece que essa junção toda não fica tão ruim. Fica até legal. Acho que é porque todos esses itens nós encontramos em um butiquim qualquer. E o Mercado é um butiquim em grande escala. E o clima bom de um butiquim mantém a proporção.

Foi uma noite agradável. Um velho conhecido nos pagou uma cerveja, embora eu não beba, depois esse mesmo velho conhecido sentou conosco à mesa, dividiu mais uma, e se tornou um novo amigo. Bêbados dançavam ao som da música ruim, homens procuravam alguém para esquentar seus pés, apenas por aquela noite, prostitutas faziam o seu trabalho, malas transitavam pelas mesas, e eu até fui paquerado por uma pretinha da mesa ao lado. Alguém pode dizer: "só faltou fazer chover". Não faltou nem isso, porque choviscou um pouco, o que nos obrigou a sentar junto a mais outras 2 mesas, de mais outros velhos conhecidos.

É claro que as sextas-feiras no Mercado Público não são aquelas sextas-feiras da época em que eu não frequentava, mas já encontrei um lugar pra ir quando sair do trabalho.

Nenhum comentário: