sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Tuco em SC!!!

Pela primeira vez em Santa Catarina, Tuco Pellegrino fará um show em Blumenau neste sábado, 15, no Butiquin Wollstein, às 22h. A entrada é R$ 15.



A banda que vai acompanhar é formada por uma força tarefa de músicos de Blumenau, Balneário Camboriú e Florianópolis.
De Blumenau, o pessoal do Confraria: Carlos Silva, Beto Silva, Beto Santos e Marco Duarte. De Balneário tem Rodrigo Suave. De Florianópolis vão Dôga, Raphael Galcer, Clark Lima e eu, Artur de Bem.

Vai ser bacana!!!


Tuco

Fernando Pellegrino, o Tuco, foi fundador do extinto Morro das Pedras e também do Terreiro Grande, onde atuava como cantor e cavaquinista, ambos dedicados à ampliação de repertório, seja através de pesquisas em sebos e acervos particulares, seja através do contato direto com compositores e intérpretes. O Terreiro lançou dois álbuns, traduzindo o ambiente das rodas de samba que produziam e que se multiplicam realizadas por outros grupos em diversos bairros da periferia paulistana e município vizinhos.

Tuco Pellegrino faz parte de um grupo cada vez maior de músicos paulistas dedicados a realizar rodas de samba pelo prazer de apresentar composições ardorosamente pesquisadas e garimpadas. Um movimento crescente. Essa busca tem um fundamento importante: ainda há um grande acervo do gênero a ser revelado. Compostas na fase mais rica do gênero, são obras desconhecidas, de compositores igualmente pouco lembrados, mas de riqueza musical muitas vezes surpreendente.

Foi nas rodas de samba que aprendeu a cantar em alto e bom som, no gogó, como se fazia no passado com nomes como Ventura, Noel Rosa de Oliveira e Jamelão. Suas interpretações também nos remetem a grandes nomes das rádios dos anos 30 e 40 como Francisco Alves, Roberto Silva e Ciro Monteiro.

Criado num ambiente informal, foi pelas rodas de samba da vida que conheceu os outros integrantes do Batalhão, todos sambistas estudiosos que aprendem com muito afinco o que os mestres do samba deixaram.


Nenhum comentário: