terça-feira, 13 de maio de 2008

OMB/SC

O Juliano, colunista, assim como eu, do site Floripa Ágil, escreveu dizendo que a Ordem dos Músicos do Brasil - Santa Catarina (OMB/SC) está de cara nova. A partir da coluna dele, entrei no site da OMB/SC e encontrei uma mensagem do presidente e, com prazer, ajudo a criar eco.


PREZADOS MÚSICOS DE SANTA CATARINA

MEU NOME É SEBASTIÃO CARLOS DE ANDRADE MACHADO, INSCRITO NESTE CONSELHO SOB O Nº. 9.922 DESDE 1.977. NÃO TENHO OUTRA PROFISSÃO. HÁ TRINTA ANOS VIVO EXCLUSIVAMENTE DA MÚSICA E ATRAVÉS DELA CONSEGUI CONSTITUIR MINHA FAMÍLIA, CRIAR MINHAS FILHAS E ADQUIRIR MEU PATRIMÔNIO.

NESSES TRINTA ANOS, ME APRESENTEI PELOS TRES ESTADOS DO SUL E TRABALHEI PRINCIPALMENTE NA NOITE DE FLORIANÓPOLIS E GRANDE FLORIANÓPOLIS.

COMO TODO MÚSICO DA NOITE, SOFRI TODA ESPÉCIE DE PRECONCEITOS E HUMILHAÇÕES, POIS O MÚSICO ERA E EM ALGUNS CASOS AINDA É, TAXADO DE VAGABUNDO, AVENTUREIRO E UM PROFISSIONAL DESPROVIDO DE QUALQUER NOÇÃO DE CIDADANIA.

POR ESSES MOTIVOS, SEMPRE BRIGUEI COM A ORDEM DOS MÚSICOS POR ACHAR QUE A MESMA NÃO FAZIA NADA PELO MÚSICO.

PAGAMOS NOSSA ANUÍDADE POR UMA VIDA INTEIRA, SEM TER DIREITO A NADA E SOFRENDO UMA FISCALIZAÇÃO INEFICIENTE E HUMILHANTE.

HÁ TRES ANOS, RESOLVI PARAR DE RECLAMAR E ACEITEI UM CONVITE PARA ENTRAR NO CONSELHO REGIONAL DE SANTA CATARINA E ACABEI COMO O NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO.

ASSUMI A PRESIDÊNCIA DE UM ÓRGÃO FALIDO FINANCEIRAMENTE, ADMINISTRATIVAMENTE E DESACREDITADO PELOS MÚSICOS E PELA SOCIEDADE CATARINENSE.

ESTOU TRABALHANDO MUITO PARA MUDAR ESSE PANORAMA E FAZER DO CONSELHO DE SANTA CATARINA, UM ÓRGÃO QUE REALMENTE REPRESENTE E AUXILIE O MÚSICO CATARINENSE NAS SUAS ASPIRAÇÕES, QUE APESAR DE JUSTAS NÃO FORAM ATENDIDAS PELAS DIRETORIAS ANTERIORES.

EXISTEM GRANDES PROFISSÕES NO BRASIL, QUE QUEREM TER UM CONSELHO DE CLASSE E NÃO CONSEGUEM, COMO OS JORNALISTAS POR EXEMPLO. NO NOSSO CASO, TEMOS UM CONSELHO E PRECISAMOS DELE, DESDE QUE TRABALHE EM BENEFÍCIO DE NOSSA CLASSE.

PRECISAMOS NOS UNIR E ATRAVÉS DESSA UNIÃO, EXIGIR QUE POLÍTICOS, INTEGRANTES DO MINISTÉRIO PÚBLICO E ADVOGADOS NOS AJUDEM PARA FAZER-MOS UMA ORDEM FORTE E REALMENTE PARCEIRA DO MÚSICO CATARINENSE E NÃO TENTAREM ACABAR COM O ÚNICO RECONHECIMENTO LEGAL DE NOSSA PROFISSÃO.

EMPREGADAS DOMÉSTICAS, CATADORES DE LIXO, PROSTITUTAS E OUTRAS CLASSES, SE UNIRAM E JÁ COLHEM BENEFÍCIOS QUE NÓS AINDA NÃO TEMOS, COMO CARTEIRA ASSINADA, FÉRIAS, 13º SALÁRIO E OUTROS EXPRESSOS NAS LEIS VIGENTES NO NOSSO PAÍS.

POR TUDO ISSO, DIRIJO-ME A VOCES PARA COMUNICAR-LHES OS PRIMEIROS FRUTOS DE NOSSO TRABALHO.

1- NOTA CONTRATUAL: É UM DOCUMENTO NECESSÁRIO PARA NOSSA GARANTIA. COM ELA PODEMOS REPRESENTAR JUDICIALMENTE QUEM NOS CONTRATA E NÃO PAGA. O MÚSICO PAGAVA PARA RETIRÁ-LA NA ORDEM E HOJE É GRATUÍTA.

2- DEPARTAMENTO JURÍDICO: CONTRATAMOS UM ADVOGADO, PROFUNDO CONHECEDOR DE NOSSA LEI E DE NOSSOS DIREITOS, PARA ATENDER O MÚSICO QUANDO ELE PRECISAR.

3 – SITE: ESTAMOS DESENVOLVENDO NOSSO SITE PARA QUE O MÚSICO TENHA ACESSO A TODAS AS FUNCIONALIDADES PERTINENTES A NOSSA PROFISSÃO.

4 – SEGURO DE VIDA COM AUXÍLIO FUNERAL: ASPIRAÇÃO ANTIGA DA NOSSA CLASSE E QUE ESTÁ SENDO IMPLANTADO.

5 – CONVÊNIO DE SAÚDE: CONVÊNIO MÉDICO E ODONTOLÓGICO PARA OS MÚSICOS REGISTRADOS NO SEU CONCELHO DE CLASSE.

6 – ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO: ESTAMOS INSTALANDO UM ESTÚDIO DE GRAVAÇÃO PARA O MÚSICO CATARINENSE GRAVAR O SEU CD DE MANEIRA GRATUÍTA. ESSE PROJETO SÓ FOI POSSÍVEL GRAÇAS A PARTICIPAÇÃO DA SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE E DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BIGUAÇÚ.

SÃO NOSSOS PRIMEIROS PASSOS. PRETENDEMOS REESTRUTURAR NOSSO ÓRGÃO DE CLASSE, MUDAR A DINÂMICA DE TRABALHO DE NOSSAS DELEGACIAS ESPALHADAS PELO ESTADO E PRINCIPALMENTE UNIR NOSSA CLASSE, PARA QUE UNIDOS E FORTES, POSSAMOS PARTIR PARA A CONCRETIZAÇÃO DE SONHOS MAIORES, COMO NOSSA APOSENTADORIA POR EXEMPLO.

QUERO FALAR AINDA, SOBRE A FISCALIZAÇÃO. ELA SÓ ACONTECERÁ DEPOIS DE IMPLANTAR-MOS TODOS OS ITENS DESCRITOS. ACHO QUE ELA É NECESSÁRIA, POIS ESTAMOS PERDENDO SERVIÇO PARA TOCADORES DE INSTRUMENTOS SEM CONDIÇÃO NENHUMA DE PERTENCER A NOSSA CLASSE.

A FISCALIZAÇÃO DEVE SER FEITA DA SEGUINTE MANEIRA:

1 - RESPEITO TOTAL AO MÚSICO, POIS ELE É A RAZÃO DA LEI QUE CRIOU A ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL.

2 - O MÚSICO DEVE SER FISCALIZADO ANTES DO INÍCIO OU QUANDO ACABAR SUA APRESENTAÇÃO.

3 - NENHUM FISCAL TEM PODER PARA INTERROMPER OU ACABAR COM A APRESENTAÇÃO DO PROFISSIONAL DESTE CONSELHO.

4 - O MÚSICO DEVE EXIGIR A IDENTIFICAÇÃO DO FISCAL, QUE É FORNECIDA PELO CONSELHO DE SANTA CATARINA.

5 - SE O MÚSICO FOR OFENDIDO, DEVE COMUNICAR AO CONSELHO IMEDIATAMENTE, PARA QUE O FISCAL SEJA DEMITIDO.

ESPERO DE CORAÇÃO QUE VOCES ME AJUDEM NESSA CAMINHADA, PARA QUE SEJAMOS UMA CLASSE DE CIDADÃOS CONSCIENTES, DE PROFISSIONAIS FORTES RESPEITADOS PELA SOCIEDADE E DE SERES HUMANOS SOLIDÁRIOS QUE APROVEITAM O DOM COM QUE DEUS NOS AGRACIOU PARA PROMOVER O BEM ESTAR E A FELICIDADE DAS PESSOAS QUE CURTEM NOSSO TRABALHO.

UM ABRAÇO COM CARINHO E RESPEITO DO PRESIDENTE DO CONSELHO REGIONAL DE SANTA CATARINA DA ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL.

MACHADINHO.


E o povo canta: "A união faz a força e a força consegue quem quer. Se o bicho pega a gente solta o bicho e rema contra a maré." (Arlindo Cruz / Chiquinho / Marquinho Pqd)

10 comentários:

Artur de Bem disse...

Eu, que não sou músico, li.
Músicos, façam-me o favor de ler isso!

lucasbaumer disse...

Pois é, neste momento estou tentando achar o telefone da OMBB/SC e nao consigo....

Temos que andar devagar, porém, temos que andar para frente!!

Artur de Bem disse...

Lucas, não deixaste e-mail. Se acessares essa postagem de novo, o tel deles é 3222-1568.

Anônimo disse...

Aki no CE é diferente.

Axo q se deve exigir carteirinha de um prof de musik, e só.

Componho, toco e canto mas infelizmente, fik dificil lucrar algo, pq ñ tenho a cart da omb, e sincerament, pgr p/ tocar e 1 absurdo, e a omb daqi ñ faz nd, se nos ajudassem c/ cartilhas sobre fazer sucesso, ou cursos d aperfeiçoamento, e.t.c. mas ñ faem nd.
Ñ nos representam, só cobram!

Artur de Bem disse...

Anônimo, tomara que a OMB/SC sirva de exemplo.

Procure o presidente da Ordem daí, e leve as idéias criadas (ou apresentadas) aqui em SC.

Anônimo disse...

Gostei das idéias, sou músico ha quase 10 anos e agora vou me credenciar em Chapecó. Espero que de faro eu possa ser REPRESNETADO por este conselho

Diego Hauptman disse...

Onde está o site da OMB/SC?

Artur de Bem disse...

Diego, não deixaste e-mail, então respondo aqui. O site da Ordem foi desativado por problemas técnicos. A Ordem ainda passa por alguns problemas estruturais.

Mas qualquer informação podes obter na Passarela do Samba. A Ordem está lá agora. Naquele espaço das crianças que eu esqueci o nome. O tel deles, se não me engano é 3222-1568.

carlinhoscaetes disse...

Já fui presidente da ordem dos músicos e posso asseguralos que o grande problema está no conselho federal que percegue e não dar apoio aos conselhos regionais,pois o mesmo só pensa no que arrecada dos mesmos, nos inibindo de desenvolvermos.

Ronei disse...

Ola, sou músico de Brusque e pelo que pesquisei e corri atraz não existe nenhum representante da classe aqui. Em buscas na internet para mais informações econtrei esse blog com algumas ideias interesantes. Gostaria de me associar e participar ativamente de alguma maneira da OMBSC, talvez instalando uma delegacia aqui ou algo regional. Tem como me passar mais informaçãoes de preço, anuidade, carteirinha etc. E amadurecer-mos essa ideia?

contato:
roneizan@hotmail.com

abraço