quinta-feira, 27 de março de 2008

Concurso de Samba de Quadra da Protegidos

A Galeria da Velha Guarda da Protegidos promove, e eu ajudo a criar eco com muito prazer, um concurso de Sambas de Quadra da Protegidos.

O concurso é aberto para qualquer compositor e será realizado sexta, dia 25 de abril. As inscrições dos sambas vão até o dia 10 de abril.
O tema é: 60 anos de Protegidos da Princesa.
Será obrigatório citar a Velha Guarda nos sambas.

O vencedor recebe uma premiação.

Para mais informações, entre em contato com Beloni pelo telefone (48) 9101-1688.


Eu não tenho autoridade para definir o que é Samba de Terreiro, Samba de Quadra ou Samba Exaltação, mas espero contribuir um pouco com isso.
Para uma discussão mais profunda do assunto, sugiro conversar com Fabrício ou Dôga, facilmente encontrados no Centro Musical Wagner Segura.

Não há uma única definição para um samba. Aquarela Brasileira, por exemplo, é um Samba Enredo, mas também é um Samba Exaltação.
Alguns Sambas de Terreiro passaram a ser chamados, também, de Sambas Enredo (nos primórdios das escolas de samba), assim como alguns Sambas Enredo passaram a ser chamados, também, de Sambas de Quadra, ou Sambas de Terreiro.
Não há uma regra fixa, única e soberana.

Mesmo assim, segue algumas explicações de classificação dos sambas:

Samba de Terreiro
Os Sambas de Terreiro eram sambas de duas partes feitos para serem cantados em coro nos terreiros das escolas de samba, hoje chamados de quadras, segundo algumas definições. Sambas curtos, sem obrigatoriedade de tema, sem preocupação de serem gravados, sem compromisso, feitos pela vontade de se fazer um samba e cantar.
Hoje em dia os compositores não fazem mais Samba de Terreiro. Os compositores de escolas de samba se limitam a fazer somente os Sambas de Enredo.
Ex.: Recado (Paulinho da Viola / Casquinha)

Samba Exaltação
Os Sambas de Exaltação são sambas feitos para exaltar, homenagear, sua escola de samba, sua cidade, seus país, com formatos variados.
Ex.: Aquarela Brasileira (Silas de Oliveira)

Samba de Quadra
Os Sambas de Quadra tem a forma da composição parecida com a do Samba de Terreiro, porém há um tema nos sambas de quadra: a agremiação.
O Samba de Quadra pode ser definido, resumidamente, como um Samba Exaltação no formato de Samba de Terreiro.
Ex.: Menino de 47 (Nilton Compolino / Molequinho)

É complicado explicar pra quem é de fora do mundo do Samba, mas é mais ou menos isso.

Baseado nisso, a Velha Guarda da Protegidos está organizando o primeiro Concurso de Samba de Quadra da Protegidos, dia 25 de abril, sexta, no Clube 12 de Agosto, em Capoeiras.
As inscrições são gratuitas e serão realizadas no gabinete do vereador Márcio de Souza, na Rua Anita Garibaldi, 35, Centro, 6º andar, próximo da Catedral.
Cada compositor poderá concorrer com apenas 1 samba.
No momento da inscrição o compositor deverá levar um CD com a música, para conhecimento da melodia e dez cópias da letra do samba. O candidato receberá a comprovação da inscrição e uma cópia do regulamento do concurso.

O vencedor receberá uma premiação, divulgada no momento do concurso.

Florianópolis não tem o costume de fazer este tipo de concurso. Recentemente, cerca de 2006 ou 2007, a Coloninha realizou um concurso de Samba de Quadra.

Não há informações de outros concursos realizados.


E o povo canta: "Menino de 47, de ti ninguém esquece. Serrinha, Congonha, Tamarineira, nasceu o Império Serrano, o reizinho de Madureira" (Nilton Campolino / Molequinho)

Um comentário:

Artur de Bem disse...

Willian Tadeu disse...
Conheço o samba "Menino de 47" de já ter ouvido. Você saberia indicar algum cd em que ele tenha sido regravado?

Ele é citado no belíssimo samba-enredo de 1993: "meu coração é emoção que se repete / é muito amor, essa paixão é carnaval / sou o menino de 47 / imperial". Samba belíssimo, daqueles que mexem com a alma da escola.

A questão da definição dos "sub-gêneros" (não gosto desse termo) é algo complicadíssimo. A definição do que é um samba-enredo, se pararmos para pensar, é um tanto arbitrária, como se o desfile fosse um limitador absoluto das opções artísticas e como se "61 anos de república" (Império 1950) tivesse características que o aproximassem de, por exemplo, "A Viradouro vira o jogo" (Viradouro 2007). É algo a se pensar. Lógico que o termo está aí, é esse e não vejo motivos para mudar. Mas colocar tudo num mesmo balaio, em alguns casos, é pra lá de delicado.

Abraços!

8:54 AM
CLÁUDIO CALDAS disse...
Artur,
Bela iniciativa da Galeria da Velha Guarda da Protegidos e belo gesto o seu de divulgar o concurso.
Sobre o tema, devo registrar que, nos final dos anos 80 e início de 90, a Consulado promoveu alguns concursos de samba de quadra. Participei de alguns e até logrei êxito ao lado do Elias Marujo em alguns certames, que consagraram nomes como o da cantora Maria Helena,intérprete várias vezes vencedora.
Saudações irmão!
Cláudio

12:39 PM
Dôga disse...
Ae meu parceiro...
muito bem definidos!
No caso, o samba exaltação, não se utiliza para exaltar a escola, e sim para exaltar "coisas", como principalmente a pátria.
A colocação do samba de quadra ao meu ver, mais q perfeita!
Um beijo do dôga

4:04 PM
Artur de Bem disse...
Dôga,

e essas "coisas" não pode ser a própria escola de samba?

O meu samba do ônibus não é um samba exaltação?

hehehehe...

7:01 PM
Josue disse...
Cumprimentando a todos, quero parabenizar a Velha Guarda da Protegidos por ter realizado este evento tão importante, tanto para a Escola como para os compositores, que podem mostrar suas criaçõea artísticas. Embora tenhamos vencidos os quesitos MELHOR LETRA e NELHOR SAMBA, o que nais me deixou feliz foi a organização do evento, que nos proporcionou um ambiente familiar, com derstaques para a segurança, atendimento no bar, shows magníficos com a Velha Guarda, artistas da terra,Jorginho do Império, comissão julgadora de alto nível,etc. Parabéns, Princesa, pelos sessenta anos de Alegria e Beleza que tens proporcionado ao nosso povo. Cumprimentos especiais ao amigo Beloni, ao Moacir, Nilo Padilha e tantos outros baluartes da nossa querida Princesa, a mais vezes campeã do carnaval.(Josué, /carlão e Adriano).

2:21 PM
ACORDABAMBA disse...
Para o Willian: A velha Guarda Show do Império Serrano gravou esse belíssimo samba no CD "Um Show de Velha Guarda"

12:10 AM