tag:blogger.com,1999:blog-22352892.post3853422317654235089..comments2023-10-21T13:18:12.111-03:00Comments on Cantinho do Nermal: Desculpas públicas a SinhôArtur de Bemhttp://www.blogger.com/profile/03276083353338210407noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-22352892.post-91948548082877896662012-04-21T15:43:11.241-03:002012-04-21T15:43:11.241-03:00É verdade que, atualmente, se comete uma injustiça...É verdade que, atualmente, se comete uma injustiça muito grande com o nosso Rei do Samba, José Barbosa da Silva, o Sinhô. Muitos não o conhecem e dentre aqueles que têm conhecimento sobre sua carreira, alguns o acusam, sem fundamentação, de plagiário. Acho louvável seu pedido de desculpas, Artur de Bem, e teço aqui os seguintes comentários:<br /><br />1)Sinhô, juntamente com outros frequentadores da casa da Tia Ciata, foi quem primeiramente sofreu o prejuízo de ter uma música de sua co-autoria registrada como se fosse de outro autor, fato ocorrido com “Pelo Telefone”, de quem se apoderou Donga. <br /><br />2)Quem usa expressões já a caminho do ostracismo como “quem é bom já nasce feito”, “achou ruim faz meio dia” etc., de modo algum pode ser acusado de plágio e, mesmo nos dias de hoje, se uma expressão surgida mais recentemente, do tipo “tá barato pra caramba!” for utilizada em música, o autor não poderá ser penalizado por isso.<br /> <br />3)Sinhô era muito orgulhoso para se permitir apoderar-se de versos dos outros e, se, por acaso, se apropriou de uma ou outra frase de alguém, colocando-a numa de suas composições, com certeza não foi o único, pois isso era uma prática muito comum entre os compositores da época. Faziam-no inconscientemente!<br /><br />4)Quanto a outros autores acusarem-no de roubo de música, a principal acusação foi de Heitor dos Prazeres, mas aqui transcrevo um texto do livro “As Mil Canções do Rei da Voz”, onde Abel Cardoso Júnior contesta esta acusação: “Não acredito na reivindicação de autoria que Heitor dos Prazeres sempre fazia. A melodia de Cassino Maxixe estava pronta e completa em 1926 e não é plausível que Sinhô tivesse deixado de lado a ótima e suposta letra de Heitor dos Prazeres em favor da letra de Bastos Tigre, só a fazendo retornar dois anos depois”. A letra a que se refere Abel é a de “Gosto Que Me Enrosco”, 1928.<br /><br />É isso aí! Para mim, Sinhô foi o mais importante compositor surgido na primeira metade do século XX. Com isso não afirmo que ele tenha sido o melhor compositor, mas sim o mais importante.Luiz Henriquehttp://cantorluizhenrique.blog.uol.com.br/noreply@blogger.com