Sou saudosista. De um
tempo que não vivi. Mas sou saudosista. Luto sempre pela tradição.
Por uma cultura que tenha essência. Não pulo carnaval desde 2009.
Sinto que é uma festa que perdeu a graça, a essência, o
sentido.
Em uma cidadezinha rodeada de névoa constante, no final do ABC paulista, já na letra M, surge um bloco de samba que desfila sempre uma semana antes do carnaval. Não é um bloco carnavalesco. É um bloco de samba. O Pega o Lenço e Vai. Uma referência a um samba de Alcides Malandro Histórico da Portela e Monarco, e também ao primeiro tema (eles não tem enredo) do bloco, a Revolta da Chibata. O lenço tem um sentido para os marinheiros. Quando em combate, ele é amarrado na testa para evitar de escorrer suor no rosto. Quando não em combate, o nó do lenço, que ficava pra trás, é trazido para frente e deixa-se escorrer pela cabeça, terminando folgado no pescoço. E o lenço é, também, a fantasia do bloco. Doado para quem quiser desfilar. Cada ano de uma cor. Hoje o lenço tem um sentido pra mim. Resistência.
Em uma cidadezinha rodeada de névoa constante, no final do ABC paulista, já na letra M, surge um bloco de samba que desfila sempre uma semana antes do carnaval. Não é um bloco carnavalesco. É um bloco de samba. O Pega o Lenço e Vai. Uma referência a um samba de Alcides Malandro Histórico da Portela e Monarco, e também ao primeiro tema (eles não tem enredo) do bloco, a Revolta da Chibata. O lenço tem um sentido para os marinheiros. Quando em combate, ele é amarrado na testa para evitar de escorrer suor no rosto. Quando não em combate, o nó do lenço, que ficava pra trás, é trazido para frente e deixa-se escorrer pela cabeça, terminando folgado no pescoço. E o lenço é, também, a fantasia do bloco. Doado para quem quiser desfilar. Cada ano de uma cor. Hoje o lenço tem um sentido pra mim. Resistência.
Todos os temas (eles
não tem enredo) são afros. Fazendo a parte deles pra colocar em
prática a lei 10.639, que inclui o tema no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e não essa baboseira de “história oficial”, escrita por brancos. Enquanto as escolas
não ensinam, eles saem às ruas cantando a história. Ensinando a
quem ouvir que o Brasil é um país de lutas, de resitência, que o
negro sofreu, lutou, nunca se conformou com escravidão e maus
tratos, e nunca vai se conformar. Ensinando que nosso povo é sim de
luta, que tivemos heróis que lutaram, guerrearam, foram torturados,
mortos, pra que hoje pudéssemos ter uma vida um pouco melhor. Em
2011, quando o bloco foi pra rua pela primeira vez, o tema foi João
Cândido e a Revolta da Chibata. Em 2012, quando tive o prazer de
desfilar pela primeira vez, o tema foi Luiza Mahin e a Revolta dos
Malês. 2013 foi a vez de seu filho, o abolicionista Luiz Gama, o Trovador da Liberdade.
Agora, em 2014, a Conjuração Bahiana e a Revolta dos Búzios.
Primeiro desfile do Pega o Lenço e Vai, em 2011
Danilo, Edinho, Kelly, Olívia, Marcelo, Isaura, Didi, Glick, Careca, Lo Ré, Hosana, entre outros, são, pra mim, o coração desse bloco.
Danilo, Edinho, Kelly, Olívia, Marcelo, Isaura, Didi, Glick, Careca, Lo Ré, Hosana, entre outros, são, pra mim, o coração desse bloco.
Danilo é uma figura
excepcional. Enterno guerreiro dos maloqueiros, dos marginais, dos
pretos. É o autor do primeiro samba, e pra mim, até hoje, o melhor
de todos do bloco, sobre a Revolta da Chibata.
Hosana é uma
incentivadora fervorosa do bloco. Também segue a linha do Danilo de
defender o sub-mundo. Não sei quem é o pior entre eles.
Edinho e Kelly formam
um casal incrível. E a Olívia, filha deles, é uma coisa linda.
Edinho é o cavaco principal do grupo e faz parte da ala de
compositores. Kelly é dona de uma voz desgraçada de boa.
Marcelo e Isaura são
outros dois da linha de frente. Marcelo é um diretor de harmonia e
tanto. Também compositor. E quando não tá farreando, Isaura
organiza tudo pra que a gente possa se divertir.
Didi é outra pastora
forte. E o surdo do bloco. Ninguém tem audácia de colocar a mão no
surdo quando ela tá presente.
Talvez o Glick,
batuqueiro embaçado. Não há nada que Didi e Glick não saibam
tocar. Nem o que ainda não foi inventado. Eles sabem tudo!
Careca é um cara que
eu quase não vejo, mas sempre apresenta um samba brasa pro bloco.
Compositor honesto.
Ainda faltam muitos
nomes. Peço-me desculpas por não falar. A não ser Rafael Lo Ré.
Pra mim é uma surpresa muito boa a sua participação. Ele, que não
é de Mauá, abraçou a causa de uma forma surpreendente, com belos
sambas e seu gogó possante.
Essa turma de Mauá, e
agregados (de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre,
Florianópolis, Uberlândia, Belo Horizonte, Ouro
Preto...), conseguiu montar um bloco de samba que desfila pelas ruas
do Parque das Américas, em Mauá, trazendo de volta a essência do
carnaval. Um carnaval feito do povo e que vai para o povo em forma de
arte. Um carnaval sem envolvimento financeiro, sem troféu, sem
glória. Somente a vontade de ir pra rua com algum sentido, com uma
mensagem positiva, com alegria, com os amigos, confraternizar.
Esse bloco, do qual
hoje me insiro, me trouxe de volta a vontade de pular o carnaval!
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