sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Arrebenta, cavaco!

Há uma teoria de que os músicos de antigamente eram melhores por, entre outras, não errar quando iam gravar no estúdio. Até porque era um custo muito alto para se queimar um vinil com erro.

Com o tempo, a questão era não errar pra se terminar o álbum cada vez mais rápido para se vender mais. De novo, os melhores músicos por, entre outras, não errar em estúdio, estavam lá gravando.

Certa vez o Conjunto A Voz do Morro (Jair do Cavaquinho, Anescar do Salgueiro, Elton Medeiros, Paulinho da Viola e Zé da Cruz) gravou um álbum. Possivelmente um álbum feito completamente sem pretensão, gravado com todos juntos, na brincadeira séria do grupo, transgredindo algumas regras. Ficou registrado, em cada música, a quantidade de tentativas da gravação.



Isso é na década de 1960.

Um pouco depois (1972, pela informação que eu tenho), esse samba "Não posso pisar na areia", do Alvaiade, foi gravado.
Reparem que o cavaquinho entra rasgando no refrão e fica manso nos versos.
Até que...



O que fazer numa hora dessas? Não se pode perder tempo. Queimar matriz em vão. Se apegar a detalhes. Vai do jeito que vai. Sem vaidade.

Depois de ouvir algumas vezes, percebe-se que no refrão anterior ao do acidente, o cavaquinho já está com um som diferente.

E segue o baile.

2 comentários:

Vinicius Leandro Terror disse...

Essa gravação tá muito limpinha pra ser dos anos 40...

Artur de Bem disse...

é... acho que encontrei... 1972... já corrigi a postagem...