terça-feira, 31 de maio de 2011

Bom Partido no Canto do Noel

Foto: Karina Gonçalves

O Bom Partido já toca no Canto do Noel, na Travessa Ratclif, há mais de um ano e eu nunca falei sobre isso aqui. Aliás, já. Mas foi um caso pontual e não foi muito bom.

O Noel é o único lugar que eu frequento. E quando digo frequento é frequentemente, quase todo sábado. Não há outro lugar na cidade que eu vá regularmente. Desde o tempo do Seu Edson, que reabriu o Petit com o atual nome, reformulou o bar e inventou de querer fazer samba lá. O clima é ótimo. É um buteco mesmo. Butiquim pra uns. Lar pra outros.
Mesmo sem samba, dá gosto ir pra lá. Com samba então...

O Bom Partido toca lá todo sábado, a partir das 13h. Não é dentro do bar. É na rua. No calçadão. Na mesa. Na roda. De graça. Com o povo. Como o samba deve ser feito. E ponto.

Quando chove não há samba. "Porque não uma cobertura móvel?", perguntam uns. "Sou contra!", retruco, quase sem esperar acabar a pergunta. Perde o charme e começa a descaracterizar o local. É samba na rua! Estar-se-á sujeito aos efeitos climáticos. Nada mais natural!

É gostoso chegar quando o samba já está acontecendo e ver aquela multidão na pequena travessa, ouvir a música e não ver os músicos. Tamanha gente que fica ao redor. Josi, Júlia e Jandira, eternizadas na parede do Noel, quase somem. Somente se infiltrando pra poder enxergar de onde vem o samba.
E é gente em pé, sentada, dançando, do outro lado da rua, no outro bar, em cima, gente que passa a pé, de carro, garçom... todo mundo junto curtindo o samba.

Legal também é chegar cedo, almoçar e curtir a roda toda.

Legal também é ver o povo todo confraternizando. Aqueles que não se vêem a tempos. Aqueles que não se vêem desde o dia anterior. Aqueles que nunca se viram. Músicos, mesmo que de estilos diferentes, de ramificações diferentes do samba, todos lá, respeitando a roda, o samba.

E para os, digamos, "alternativos" que frequentavam o local, por favor, continuem frequentando! Vocês são muito bem vindos. O espaço é de vocês. Até porque, o samba dali também é "alternativo".

Esse sábado eu vou pra lá!


E o samba tá ficando bom! Tá ficando bom!!!

Nenhum comentário: