sábado, 18 de setembro de 2010

Impasse

Fui no lançamento do documentário Impasse, do meu mestre Fernando Evangelista e sua esposa, Juliana Kroeger, nesta quinta, na Ufsc.
O documentário é excelente!
Foi o maior aulão de reportagem que eu já vi. O auditório da reitoria estava lotado de pessoas, jornalistas e aspirantes a jornalistas.

Impasse não tem a pretensão de encontrar um problema pro impasse do transporte coletivo, mas de mostrar como foi a manifestação contra o aumento da tarifa em maio e junho desde ano. E o fez com maestria.

Detalhes, depoimentos, imagens, áudio, tudo muito bem costurado, com informações claras e opiniões lúcidas de todos os envolvidos direta (manifestantes, policiais) e indiretamente (secretários, líderes).
Aliás, os dados foram obtidos na rua, no momento da manifestação, na empolgação das palavras de ordem, no calor dos embates com a polícia.
Cenas raras, exclusivas, com um impacto violento. Algo que nunca havia sido mostrado em lugar nenhum.

Quem não tem ideia do que se passa em uma manifestação contra o aumento da passagem do ônibus, e até quem estava na manifestação, se espanta com o documentário.

Me senti muito impotente ao ver atitudes tomadas pelo poder público totalmente sem critério, sem motivo, sem justificativa e sem noção.
Policiais e manifestantes se sentindo em uma guerra civil, com nervos a flor da pele.

No auditório, me perguntava o que passava na cabeça de um policial quando, naquelas semanas, saia de casa para ir trabalhar. Será que ele já saía com raiva? Já saía pensando em bater em alguém? Saía querendo prender bandido e ficando fulo por ter que acompanhar manifestação? Saía pensando no mínimo salário que recebe?

Durante a exibição, quando a polícia, um secretário ou representante das empresas falava, era um alvoroço. Quase não se ouvia o que eles tinham a dizer. E possivelmente pouco importava para a plateia. Senti a ausência de credibilidade do serviço público. Será que toda essa revolta se refletirá nas urnas?

O documentário foi apresentado em um momento muito oportuno para a cidade: há menos de um mês das eleições e, nesta semana, foi aprovado na Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza a licitação do transporte coletivo. Resta saber se será satisfatório para a população, pois já há reclamações do modelo de licitação que será apresentado.

Enfim, parabéns Fernando Evangelista e Juliana Kroeger! Obrigado, mestre, por mais uma aula! E que o mundo assista esse documentário!

Mais informações sobre o documentário: www.impasse.com.br

5 comentários:

Diego Wendhausen Passos disse...

Em 2008, falou-se na licitação, mas até agora, nada. Não seria mais um discurso do poder público?

Bom, até hoje, passados dois anos em que uma aluna da UFSC me fez uma avaliação opinativa sobre o (des)serviço de transporte urbano da Grande Florianópolis, no Terminal da Trindade. Até agora não soube dos resultados dessa pesquisa.

Os manifestantes deram um banho, principalmente em criatividade. Poderemos levar um certo tempo, mas as declarações do Marcelo Pomar começam a me fazer acreditar que dias melhores virão. Muitas pessoas que eram contrárias as manifestações, estão ficando ao lado dos protestos, devido também aos atos violentos praticados pelos que detêm o poder político e policial.

Embora não tenha participado diretamente, sempre apoiei essas manifestações, pois há anos somos explorados e não somos ouvidos pelos nossos governantes.

Gilberto disse...

Parabéns pela iniciativa de divulgação! Realmente, precisamos ser mais politizados e aprender que política não se faz e nem somente se discute de dois em dois anos.

Samira Moratti disse...

Este documentário deveria ter sido exibido não só para os estudantes, que tiveram maior - e corajoso - envolvimento, como também para boa parte da população local que, alienada, utiliza o transporte público e abaixa a cabeça a cada aumento de tarifa. Há uma inércia não só por parte do poder público em agir para com o povo como também da população em requerer direitos, ir às ruas e clamar por justiça.

Quando das manifestações ouvi muitas pessoas dizendo que era besteira tanta manifestação, que só atrasava a vida, o trânsito. O mais triste é saber que essas mesmas pessoas pegam ônibus e não querem lutar pelos seus direitos.

É uma vergonha pagar o valor que pagamos, um dos mais altos no país. É uma vergonha saber que o prefeito da cidade não faz nada para mudar. É uma vergonha saber que enquanto uns lutam, como é o caso dos estudantes, outros simplesmente cruzam os braços.

Espero um dia a lucidez da população e a derrota desse poder público falido, que nada faz pelo povo. Ainda tenho esperança, apesar de parecer utopia.
Parabéns pelo post!
Samira Moratti

Thales Ramos disse...

Artur, obrigado pelo comentário em nosso blog. parabéns pelo seu também.Virei aqui mais vezes...abraço

Cris disse...

Bom texto, boa crítica, agora falta tu me emprestar o DVD para eu assistir ao documentário. hehe
beijo