sábado, 22 de agosto de 2009

Morro do Geraldo

Foto: Artur de Bem

Geraldo era dono de um monte de terras. Por isso, esse monte de terras ficou conhecido como Morro do Geraldo. Simples, porém vago.

Como metido a historiador que sou, fui buscar saber quem era Geraldo.
Como diz a minha chefe: "nada é por acaso".
Conversando com meu barbeiro (que corta meu cabelo), o Nem, descobri que um descendente do Geraldo, Luiz Geraldo (neto da Arzelinda, que vocês já vão conhecer), morava em Coqueiros. Consegui seu telefone.
Dele, descobri que Geraldo havia falecido em meados de 1880, e seu corpo está sepultado no Cemitério São Cristóvão, na Ivo Silveira. Descobri, também, que no terreno onde hoje é a FEsporte, ficava a chácara do Geraldo, onde ele morava. Nunca consegui tempo pra sentar e conversar com o Luiz Geraldo.

Pois bem. Anos depois, conversando com um amigo, o Nivaldo Machado, descubro que ele foi criado no Morro do Geraldo, que eram terras da família dele, e que o Geraldo era o Vô Janja.
Hoje, sábado, 22 de agosto de 2009, fui até a casa de sua avó, Tia Nelsa, para conhecer mais da história.
Infelizmente elas não permitiram que fossem filmadas ou fotografadas, pois, segundo elas, não estavam arrumadas. Teriam que ir ao salão antes. Pura vaidade, pois o que eu vi foram 3 senhoras muito belas, lúcidas, e das mais queridas que já conheci.

As 3 senhoras, na verdade, eram filhas do Vô Janja, que, por sua vez, era filho do Geraldo, dono do Morro do Geraldo.

Então fica assim:
Geraldo teve 10 filhos: Arzelinda (vó do Luiz Geraldo), Júlio, Caetana, Geraldina, Maria, Henrique, Rodolfo, Joaquim, Francisca e João Geraldo (Vô Janja).
O Vô Janja teve 5 filhas: Tia Ita (de nome Neocir), Tia Naide (de nome Nadir, uma das 3 senhoras), Tia Neli, Tia Basilissa (outra das 3 senhoras) e Tia Nelsa (última das 3 senhoras).
Tia Nelsa teve a Tia Letícia, Tia Cecília, Tia Elisabeth e o Nivaldo.
O Nivaldo teve o Nivaldo.
E o Nivaldo já tem o Pedro, hoje com 10 anos.

Até onde eu pude perceber da conversa, Geraldo era dono desse espaço, mais ou menos:

Visualizar Morro do Geraldo em um mapa maior

Ainda falta muito pra conhecer essa história a fundo, mas já é um começo.
Outros encontros ainda serão marcados. Com antecedência, para que as senhoras possam ir ao salão e eu possa filmar e tirar fotos.

Um comentário:

Marina de Bem disse...

ahhhh q legal!!! valeu mesmo pela investigaçao!!
muitos beijinhos!!