quinta-feira, 2 de julho de 2009

História de Avez-vous



Avez-vous – O primeiro carro alegórico da Copa Lord foi quando eu fiz o samba “Florianópolis, paraíso terreal”. Era uma ostra, grande, no meio da ostra o Rei Netuno e ao lado dele uma sereia. Um carro simples onde predominava o dourado. E a Protegidos da Princesa, quando viu que a Copa Lord vinha, já tinha feito samba pra eles, Brugman Engenheiro, na última hora fizeram um navio, brinde, um navio mais ou menos, do tamanho de 2 metros, por aí, mas um negócio mal acabado. Mas só porque a Copa Lord veio com carro alegórico. E o Filhos do Continente, pra não ficarem por baixo, botaram uma menina, filha do militar graduado lá do 14º Batalhão, uma lourinha, em cima do cavalo branco, Anita Garibaldi. Saiu como Anita Garibaldi, foi em 1965. Essas foram as primeiras alegorias das Escolas de Samba de Florianópolis.
Artur de Bem – Dali em diante, todas elas...
Avez-vous – Ah, dali em diante, cada um começaram as brigas das alegorias, que até então não tinham.
(A parte em vermelho é porque não entendi muito bem o áudio)


Tive o privilégio de entrevistar um dos maiores boêmios que Florianópolis já teve. Isso foi em 30 de abril de 2007, em sua casa, naquele sofazinho onde ele concedia todas as suas entrevistas. Foi uma entrevista de áudio, gravada em umas 3 fitas k7.
Já passei esse material pra cd, e distribuí pra umas 2 pessoas. Uma delas é a Dieve. A outra, se é que eu realmente fiz, foi pro Velho Bruxo. A minha cópia perdi. A Dieve até agora não encontrou a cópia que dei pra ela. Mas ela diz que tá lá, em algum lugar da casa dela.

A questão é que estou decupando as fitas que estão comigo, mas não sou muito bom nisso (até porque as fitas vão ficando velhas e o áudio cada vez mais imperceptível), nem tenho tempo.

Como é uma certa responsabilidade cuidar disso tudo sozinho, estou cá pedindo ajuda, a quem interessar possa, para decupar as fitas.

É a sua chance de fazer algo pela história do samba de Florianópolis.


Legenda da foto: Foto usada pela Copa Lord em um painel gigante no carro onde ia desfilar Avez-vous em 2008, ano de sua morte. Essa foi a melhor foto dele encontrada na internet pela escola. O crédito não foi dado. Um dia, vendo um TCC sobre a Copa Lord, vi a sua esposa dando depoimento e essa foto estava em uma moldura, de fundo, em sua casa. O crédito não foi dado, e nunca recebi nada por isso. Foto: Artur de Bem

Um comentário:

Samira disse...

Oi, Artur!
Gosto de samba, e admiro seu conhecimento na área. Apesar de jornalista hoje ter que ser multimídia e desempenhar a função em várias áreas da profi, creio que é sempre bom termos alguma carta na manga, e isso inclui a questão de dominar um assunto. Por enquanto, não domino nada..rs.
Sobre aquele vídeo da possível censura em MG, infelizmente a realidade é que indireta ou diretamente isso ocorre em qualquer lugar, inclusive aqui, como você mesmo disse.
Não há liberdade de nada, só na Constituição. Quer dizer, a liberdade é comprada e garantida por uns e perdida para outros.
No mais, vou vivendo e me preparando para mais um semestre. Meio que desanimada e esperançosa, mas temos que seguir adiante. Só que como não consegui nada ainda nesta ilha, estou pensando seriamente em ir embora.
Quem sabe não nos batemos em alguma disciplina final do mês.
Abraços!
Samira