sábado, 11 de julho de 2009

Fórum Municipal da Cultura de Florianópolis

Foto: Artur de Bem

Florianópolis não tem a cultura de cultuar a cultura de sua própria cidade.

Pela primeira vez algo grande vai acontecer.

As pessoas que praticam a cultura em Florianópolis (atores, músicos, artistas plásticos, dançarinos, cineastas, boi-de-mamoeiros, etc.) se reúnem, de tempos em tempos, para ver o que pode ser feito para melhorar a situação na cidade.
Nesta quarta-feira (8) houve mais uma dessas reuniões e houve um encaminhamento: Formar o Fórum Municipal da Cultura.
Um Fórum, segundo o dicionário Priberam, é um local destinado à discussão pública; reunião ou sítio virtual onde se discute determinado tema; ou praça pública, na antiga Roma.
Nesse Fórum serão discutidas formas de se fazer cultura de uma forma melhor, já que pior não pode ficar.

A partir do Fórum, o prefeito vai conhecer quem são as pessoas que fazem a cultura acontecer em Florianópolis, e terá uma boa base para poder convocar a Conferência Municipal da Cultura.

Tudo isso é exigido aos municípios pelo Ministério da Cultura para que se possa destinar verba do Ministério para os municípios que fizeram todos esses passos.

A partir da Conferência, serão retirados os nomes para formar o Conselho Municipal de Cultura, que será o órgão regulamentador da cultura em Florianópolis, digamos assim. Dará conselhos ao prefeito.

Nunca antes na história dessa cidade aconteceu algo dessa magnitude.

O Fórum Municipal da Cultura será criado no Teatro da Ubro, na Escadaria da Ubro, terça-feira, dia 14, às 19h.


A partir de agora, quem reclamar que não tem oportunidade de fazer cultura na cidade vai merecer uma camassada de pau. Se ficar no "ai de mim", "tadinho de mim", depois de tudo isso, tem que largar a cultura e entrar no ramo da engenharia civil.


Ps.: Cultura, conforme o Priberam, é, entre outras definições, o conjunto das operações necessárias para que a terra produza.
Eu, usando essa definição, digo que a cultura é o que define um povo e seus costumes.
Qual é a cultura do manezinho? É comer tainha (então a pesca e a culinária podem estar incluídas na cultura municipal); é fazer ladainha, rezar aos domingos (então a religião pode estar incluída na cultura municipal); é fofocar; é saber que o vento suli faz mal quando tomamos café quente; é ler o jornal cedo pra saber do Avaí e do Figueirense......

Um comentário:

Marcelo Calazans Ribeiro disse...

O seo amarelo, agora dissesse tudo.
O manezinho é maior expoente da cultura "popular" da nossa Ilha. Um ícone local que precisa ser respeitado e mantido sempre nas discusões culturais. Temos que observar que manezinho representa o ser social ilhéu que reúne toda uma bagagem cultural e densamente rica em todos os seus aspectos socio-econômico-cultural.
Os outros que nos visitam e teimam em ficar, dado a poucas exceções, nunca saberão o que realmente representa ser um nativo da Ilha de Santa Catarina o altentico MANEZINHO DA ILHA. Grande abraço!