sábado, 30 de maio de 2009

Lobby

O termo “lobby” é muito utilizado no meio político. Infelizmente, grande parte da população possui uma concepção errônea do significado da palavra. Primeiro, precisamos entender que lobby nada mais é do que um grupo de pressão na esfera política, um grupo de pessoas ou organizações que tentam influenciar, aberta ou secretamente, as decisões do poder público em favor de seus interesses.

O projeto de lei (PL) do couvert artístico está tramitando, e até agora NENHUM músico foi até a Câmara Municipal falar com qualquer vereador para tentar aprovar esse projeto. Nem o que mandou e-mail solicitando a criação do PL. Se não tem ninguém a favor, não há nenhuma razão pra esse projeto ser aprovado.

Não é nenhuma ameaça, nem pedido para que façam lobby, até porque não tenho mais nenhuma esperança que isso aconteça, é apenas uma constatação óbvia pelo andar da carruagem: O projeto que obriga as casas noturnas a repassar todo o couvert artístico para o músico será arquivado.

Depois não adianta chorar, dizer que os políticos não trabalham, que o poder público não dá importância pra cultura, e ficar numa de "ai de mim".
Parte da culpa é de vocês, músicos, que quando tem a oportunidade de fazer alguma coisa, se calam.
Tem mais é que ficar ganhando 50% da porta, e pagar R$70 reais por hora pra um estúdio enquanto podiam pagar R$100 por ano pro mesmo fim.

Eu to largando de mão dessa questão do PL do couvert, até porque daqui a pouco não terá mais PL, já que ele será arquivado. E a campanha do selo de responsabilidade social não terá mais sentido se não houver projeto.


E os músicos cantam: "Ai ai, meu deus! Tenha pena de mim. Todos vivem muito bem, só eu que vivo assim. Trabalho e não tenho nada, não saio do miserê. Ai ai, meu deus! Isso é pra lá de sofrer" (Babaú / Cyro de Souza)

Um comentário:

Jorge Jr. disse...

Esqueci de te dizer, no Drakkar a casa fica com 30% da porta e ainda tem que pagar o "técnico" de som.