sábado, 11 de abril de 2009

Samba vs Pagode

Não vou falar da briguinha boba que muita gente ainda faz.
Vou falar sobre a mídia.

Há tempos que eu penso sobre grupos de pagode que incluem a palavra "samba" nos nomes dos eventos. Tipo: "Samba de Quarta", "Samba do Paulinho do Cavaco", etc.

Um parênteses: considero "pagode" os grupos musicais (sic) que tocam as músicas de modinha. Daquelas que duram 6 meses. O resto é grupo de samba. Bom ou ruim, antigo ou moderno, mas são grupos de samba. Outro dia eu explico melhor.

Na década de 80 a mídia roubou de nós, sambistas, o termo "pagode" e atribuiu a esses grupos da moda. Agora, "pagode", que antes era o nome dado a uma festa, se tornou um estilo musical. Na minha concepção, ao menos.
Hoje, essa mesma mídia quer roubar o nome "samba", atribuindo a esses grupos de pagode. "O grupo Abaixa a Calçinha está de aniversário e mostrará o melhor do samba e pagode"!
Por favor, anunciantes de eventos e mídia, não usem a palavra "samba" quando não se tratar de um grupo de samba.

Porque que os grupos de pagode teimam em dizer que tocam samba? Isso é propaganda enganosa. Está sendo ofertado um produto, eu pago e recebo outro. Cabe processo. Além da falta de identidade do grupo. O grupo não sabe o que toca?
Nunca vi um grupo de punk rock dizer que toca reagge pra atrais mais gente, ou seja lá qual o motivo pelo qual os pagodeiros fazem essa mistura.

Vamos botar os pingos nos is. Grupos de pagode não tocam samba e grupos de samba não tocam pagode. Se tocar, é grupo de pagode. Se é grupo de pagode toca qualquer música em ritmo de pagode (Raul Seixas, Pitty) e não pode tocar samba, e não pode anunciar que tocará samba em seus eventos. Simples assim.


E o povo canta: "Xô, xuá. Cada macaco no seu galho. Xô, xuá. Eu não me canso de falar. Xô, xuá. O meu galho é na Bahia. Xô, xuá. O seu é em outro lugar" (Riachão)

2 comentários:

lima disse...

Gostaria que deixasse claro o que é tocar Samba e pagode. Gostei muito quando colocaste que, essas bandas de pagode tocam de tudo em ritmo de pagode, Raul e Pitty são novos. haieuhaiuehiaue

Abraço >> PMG.

Artur de Bem disse...

Po Rafael, isso é mto complexo!!

Acho que não vou conseguir te explicar isso. Mas um texto está pra ser publicado nos próximos dias, que pode te dar uma luz maior.