quarta-feira, 8 de abril de 2009

DC responde

Dia 25 de fevereiro eu falei que o DC usou texto meu sem citar a fonte ou o autor. Hoje recebo e-mail da jornalista que fez a matéria. Ela publicou um comentário na postagem. Como quase ninguém ve comentários, ainda mais de postagens antigas, publico aqui.


Prezado Arthur e demais

Fiquei sabendo hoje do post e dos comentários sobre a matéria que fiz para o DC e acredito que tenha direito de resposta neste espaço. 

Primeiro, sobre o suposto "plágio": na verdade, foi uma citação, uma referência, que nem usei ipsis literis, e sim acrescida de outras informações que obtive conversando com o próprio músico. Não citei o seu blog na ocasião pois você se coloca como um assessor de imprensa, mesmo que informal, do pessoal do samba, e não creditamos assessores de imprensa. Se você não entendeu assim, me desculpe, mas acho que deveria ter falado comigo. Você até comentou, por telefone, mas rindo, então achei que isso não tivesse sido um problema para você. Poderia ter comentado naquela oportunidade que não gostou de não ser citado.

Sobre as incorreções - e esta vai para o Dôga - há um espaço no jornal chamado DC Errou. Se houve um erro ali, o Dôga deveria ter entrado em contato comigo que publicaríamos a errata prontamente. Peço desculpas aqui pelo engano. Sobre o "bisturi", foi uma figura de linguagem, uma licença poética, usada na linha de apoio, que pode até ter dado uma impressão errada de que você já teria sido médico e largou por causa da música. OK, você tem razão, mas também caberia nota na errata.

Novamente reafirmo: essas coisas poderiam ter sido ditas à mim, diretamente. Uma pena ter acontecido desta maneira, tivemos a melhor das intenções em divulgar os músicos que fazem o samba acontecer na Ilha.

Atenciosamente,

Alícia Alão


Minha resposta:
Alícia...

É o seguinte: eu tenho a feia mania de falar mal de um monte de coisa.
Quando liguei pra ti, realmente não estava bravo com a situação. Fico feliz por saber que um material que surgiu de mim foi publicado, mas depois fiquei pensando, conversei com uns e outros, e não gostei muito do caso. Penso até que não seja culpa tua, mas da linha editorial da empresa.

E uma briga que eu vou comprar sempre é o caso de citar assessoria. Mas isso é mais além do que esse caso. NINGUÉM credita assessoria. E eu acho isso errado. Vira e mexe eu discuto isso com o pessoal da faculdade.

E eu publiquei aquilo, entre outras coisas, pra poder creditar. Pro pessoal que le o meu blog saber que coisas minhas estão sendo publicadas em jornais.

Eu fico feliz quando algo meu é publicado. Mas, por questão de vaidade, não adianta ser publicado algo meu se ninguém sabe que é meu.

Também sou compositor e não gosto quando citam um samba e o autor não é citado. Um dia isso pode ser feito com meu samba. Ari Barroso, em seu programa de calouros na tv, exigia do candidato que dissesse o nome do samba e do compositor.

Não estou bravo contigo. Estou bravo com essa cultura, inclusive dos jornais, de não citar a fonte. Seja ela qual for.
O que me deixou bravo é que eu coloquei uma mensagem no começo do blog pedindo pra, quando usar o material do blog, citar o autor ou a fonte.

Espero que esse caso não atrapalhe nossos contatos. Até porque és a única que faz matérias de samba e agradecemos por isso.

Um comentário:

Dôga disse...

Eu realmente não fiquei tão incomodado com os erros, ou com tais figuras de linguagens.
E não resolvi procurar o jornal nem ninguém, por ter ficado satisfeito de ter sido entrevistado, é algo que nunca tinha acontecido cmg.
Achei interessante e legal para a divulgação do samba, e isso já basta.
Tenho apenas a agradecer a Alícia que dessa forma contribuiu para a divulgação do samba na cidade.
;*