sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Dia Nacional do Samba de 2008 em Florianópolis


Dia Nacional do Samba no Mercado Público, 2007. Foto: Jair

Mesmo com as trágicas notícias que surgem das águas do estado, trago boas novas anunciando o Dia Nacional do Samba.
No local do evento haverá um espaço para receber alimentos e roupas para os atingidos pelas enchentes.


No dia 02 de dezembro, comemoramos o Dia Nacional do Samba, homenageando uma das maiores expressões da cultura nacional. O Mandato do vereador Márcio de Souza e a Galeria da Velha Guarda da Protegidos organizam a 5ª edição do evento comemorativo ao Dia Nacional do Samba, no Clube 12 de Setembro, em Capoeiras, a partir das 19h.


Exibir mapa ampliado


Em solidariedade aos atingidos pela enchente, no local haverá um posto para recebimento de alimentos não perecíveis e/ou agasalhos.
O show principal será com cantores locais (Maria Helena, Jeisson Dias, Vlademir Rosa, Sabaráh, Neném Maravilha, Wânia Farias, Camélia, Iara Germer, Juju, Paulinho Carioca, Jandira, Júlia e Léia Farias). Haverá também participação dos intérpretes das escolas de samba (União da Ilha da Magia, Copa Lord, Protegidos, Coloninha e Consulado) e encerramento com as Velhas Guardas das Escolas.

O repertório deste ano será baseado em sambas locais, sambas de Cartola (em homenagem aos 100 anos de nascimento) e de Luiz Carlos da Vila (falecido este ano).

O Dia Nacional do Samba é comemorado em todo Brasil, a partir de uma proposição de um vereador de Salvador, Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso, que visitou a Bahia pela primeira vez em 2 de dezembro, depois de ter composto a música "Na baixa do sapateiro", que enaltece o estado nordestino. A partir de então, a comemoração da data foi se espalhando por todo o país.

3 comentários:

Don Oleari disse...

"Psicogarfei" sua nota sobre o dia do samba na sua cidade, como a da Melissa Borges, em Curitiba.
Gurinhamemu, linkei seu blog pra dar a nota sobre a coleta de doações no dia do samba, que postei no meu blogui.
Acho que a blogosfera é uma boa pra ligar irmãos de todas as partes, embora haja blogueiros muito arrogantes.
Mas, tamus aí. Parabéns pelo seu trabalho pelo samba.
Abraço do Oleari.

CLÁUDIO CALDAS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CLÁUDIO CALDAS disse...

Na sua e na minha alma, todo dia é dia de samba. Mas quero registrar o meu agradecimento por seu trabalho em prol do bom samba, no dia em que resolvemos reverberar um pouco mais a arte. Hoje então vamos fazer justas homenagens a Cartola e a Luiz Carlos da Vila - simplesmente geniais!
Um abraço e bom dia do samba, então!