domingo, 30 de novembro de 2008

Assessibilidade

Essas "calçadas para cegos", popularmente conhecidas como "pisos guia", não estão ali para bonito. Elas têm uma função. Mas, por estarem empregadas de forma errada, acabam ficando para bonito. Ou para feio.
Alguém já tentou andar com os olhos fechados nas calçadas que possuem os pisos guia?

É impossível.


Há uma norma (NBR 9050/2004) e um decreto (5296/2004) que regulamenta as leis 1048 e 1098, ambas de 2000, que podem ser consultados no Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis - Ipuf, no setor de Assessibilidade, que instruem como devem ser construídos os pisos guia, com detalhes de ângulo, metragem, etc.

Mesmo com tudo isso, já é sabido, até de olhos fechados, que as calçadas que ainda estão sendo instaladas em Florianópolis NÃO ESTÃO ADEQÜADADAS AOS CEGOS. Ou idosos, ou míopes, ou qualquer outra pessoa que precise desse auxílio.


Modelo certo:
Piso guia

Este modelo indica que pode transitar.

Piso alerta

Este modelo indica atenção, pois há algum obstáculo na frente: poste, orelhão, nível, curva, etc. Em caso de orelhão ou poste, o piso deve ser instalado ao redor do obstáculo. E não basta ao redor do poste que é fincado no chão. Nos casos de orelhões, tem que ser instalado ao redor da área que a proteção abrange, caso contrário o cego baterá com a cabeça no molde.


Modelo errado:

Isso é uma mistura de "ande com atenção".

É visível, não?


O que eu não entendo é que as empresas que fabricam essas placas ainda continuam fabricando, mesmo sabendo que estão erradas.

O setor de assessibilidade do Ipuf informa que já encaminhou ofícios para as empresas fabricantes, mas essas placas erradas foram fabricadas em gigantesca escala, antes da norma e decreto de 2004, e as empresas não estão com muita vontade de jogar as placas fora, por isso implanta nas nossas calçadas
a torto e a direito, como diria minha mãe.

Se um dia você for implantar este piso guia em sua calçada, pense nisso.

O pior cego é aquele que não quer ver!!


E o povo continua cantando: "Foi em Diamantina, onde naisceu JK, que a Princesa Leopoldina arresolveu se casá..." (Sérgio Porto)

3 comentários:

Gabriela de Amorim disse...

Olá!
Muito interessante seu post sobre a acessibilidade!
Obrigada por compartilhar essas informações tão preciosas!

Saberias me explicar o motivo da coloração diferente dessas lajotas?

Meu pai me perguntou: "Por que a calçada que serve de guia para cegos é vermelha, se cegos não enxergam?" eu disse para ele que é para que os que enchergam possam dar a preferência naquele espaço.

É até engraçado como temos certas respostas, mas na hora de sanar as duvidas, nos auto questionamos para saber se realmente aquilo é certo ;)

Se puder tirar minha dúvida agradeço!

Òtima quinta!

http://encantamentosdaliteratura.blogspot.com/

Soh disse...

Olá, sou estudante de Arquitetura e Urbanismo...

Você sabe dizer se há algo sobre as empresas que fabricam este sistema de calçadas para deficientes visuais?

Encontro apenas noticias sobre "A prefeitura de TALCIDADE fez a instalação..."

Se puderem me ajudar nisto agradeço...
Post muito bom...noticias e informações ótimas

Abraço...

Artur de Bem disse...

Soh, não achei teu contato, então respondo por aqui. Espero que leias.

Não sei quem fabrica. As Prefeituras devem ter essa informação. Imagino que as Prefeituras comprem tudo por licitação (concurso público das empresas).

Procura a Secretaria de Obras da tua cidade. Eles devem saber as empresas que fabricam essas calçadas.