quinta-feira, 6 de março de 2008

Ônibus


 
Fila única para um único guichê. Faz sentido.


Vocês já viram o semblante de quem anda de ônibus?

Hoje estava reparando na expressão das pessoas que transitavam pelo TICEN. São rostos fatigados, caras amarradas, faces tristes.

O sistema de transporte coletivo de Florianópolis é horrível! E não me interessa saber se em Joinville é pior, ou se em São Paulo é pior. Não vivo lá. E um erro não justifica outro.

No início de 2008 reformaram e ampliaram os guichês de atendimento da plataforma B, a única para comprar passe. De quatro, passaram para seis. Poderiam até ser oito.
Nos primeiros dias até que estava bom: de dois a três atendentes em cada lado. Hoje está como antes: um atendente.
De que adianta aumentar o número de guichês, se o número de atendentes é o mesmo???

Segundo relatos, os ônibus da plataforma C não desembarcam passageiros na rua, somente na calçada da plataforma. Por mais que tenha que esperar sair um ônibus que esteja estacionado.
Já os ônibus da plataforma B desembarcam os passageiros em qualquer lugar.
A falta de organização impera.
Os fiscais das empresas de ônibus dizem que os ônibus que chegam não podem esperar outros ônibus sair, pois se ficarem parados no meio da rua recebem multa da prefeitura.
E desembarcar passageiros na rua não recebe?
Custa criar um pouco de vergonha na cara e organizar melhor os ônibus de forma que, quando um chegue, tenha, pelo menos, uma vaga para desembarcar os passageiros??? Não é difícil. Pra isso existem os fiscais.

Mas é que o terminal foi tão bem projetado que não coube todos os ônibus da cidade. E não pensaram, sequer, no aumento de linhas.
É um Terminal Integrado que não integra nada com coisa nenhuma. Há linhas intermunicipais utilizando o Terminal Integrado, mas não são integrados.

Os condicionadores de ar são outro problema. Passamos o verão inteiro sem condicionadores de ar nos ônibus. Pior para quem vai pra Trindade, Itacorubi, etc. Alguns desses ônibus possuem as janelas totalmente vedadas, mas os condicionadores de ar estão desligados.

Os banheiros são limpos. Uma vez por dia. De madrugada. O resto do dia, horários de pico, fica ao "Deus dará".
Essa é Florianópolis!
Eu não quero falar mal. Só estou relatando os fatos. Se alguém acha que eu estou falando mal, então é porque a situação está realmente ruim.

E o povo canta: "Cidade, quem te fala é um sambista, ante-projeto de artista, teu grande admirador. Me confesso, boquiaberto, de manhã, quando desperto, com tamanho esplendor. Quando noto o infinito, apresenta tão bonito, trajando azul anil. Vai o sol lá nas alturas, dando maior formosura à mais linda dama do Brasil" (Paulo da Portela)

Nenhum comentário: