terça-feira, 9 de outubro de 2007

Disputa de samba enredo

Na primeira eliminatória de samba enredo da Consulado, o samba de César Farias Junior, o Cezão, foi desclassificado. Eu estava lá no dia e não ouvi nenhum comentário sequer sobre algum defeito no samba. Pelo contrário.

Ouvi alguns comentários de que um ou outro samba não estava bom e que, um destes não muito bons, seria um plágio de um samba da mesma escola. Um músico contou os compassos: 12. O limite pra ser considerado plágio são 8.

Ninguém entendeu o que se passou. Várias pessoas estão sem entender até hoje. Algumas delas me pediram para escrever esta nota e publicar no jornal. Como não tenho esse poder, ainda, publico no meu nada lido blog.

Sei que é complicado, mas cabe uma nota sobre a escolha dos sambas enredo. Outras escolas de samba seguem quase a mesma linha. Exemplo maior é a Copa Lord. Perguntem para o presidente da Copa o porque do samba do Marçal do Samba, Guilherme Partideiro e Rafael Leandro ter saído da disputa. O porque da desclassificação dos outros 7 sambas, antes.

O sujeito gasta com estúdio, cd, divulgação, entre outros, para ser desclassificado sem motivo?
É por essas e outras que eu não gosto de samba enredo, não entendo de samba enredo e não faço questão de gostar e entender.

Como sambista-saudosista, quero mais é que ESTA evolução implantada nas escolas de samba se exploda.
"E o povo já pergunta com maldade: Onde está a honestidade? Onde está a honestidade?" (Noel Rosa)

5 comentários:

Anônimo disse...

Um brinde a Copa Lord. Tim Tim.

melhor.

Um Crime à Copa Lord. Bang Bang.

-----------

A feijuca deve ter sido boca livre, não? Pra chegar a citá-la. Bem conhece esses joralistas oportunistas.

___________

Cezão é o Negão que eu sei quem é, né?
Outro crime. Dessa vez a Consulado não terá a honra de minha presença, só quando tiver cerveja grátis. Nem sei o enredo desse ano, mas não deve ter nada de "babitonga", que palavra musical.


Ass: Anônimo Jorge

Antonieta de Barros disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonieta de Barros disse...

E-mail do Cesão:
Valeu Nermal, obrigado pela força. só para constar meu nome César Santos Farias - Cesão.

Palavras do Artur:
É Jorge... o Cesão é o Negão que tu sabe quem é...

Antonieta de Barros disse...

a postagem removida é minha, própria, de auto-autoria...
é que eu escrevi errado, escrevi de novo, certo, e apaguei o errado.
não foi ngm da copa me chingando não...

Anônimo disse...

Oi Artur

Gostaria de deixar neste espaço algumas palavras que acredito que sejam precisas devido ao cargo que ocupo na Ebaixada no momento.

Quanto a este parágrafo:

Exemplo maior é a Copa Lord. Perguntem para o presidente da Copa o porque do samba do Marçal do Samba, Guilherme Partideiro e Rafael Leandro ter saído da disputa. O porque da desclassificação dos outros 7 sambas, antes.

R:
O porque exatamente eu não sei pois o presidente decidiu colocar somente aos autores do regulamento sua indignação em relação á algum tipo de agressão verbal que sofreu da parte de um dos componentes do grupo desclassificado.Mas acredito que ele não faria algo com o intuito de somente tirar o grupo do concurso sambendo que o trabalho deles é de qualidade e por isso que um deles trabalha no grupo musical da escola e que o grupo iria se apresentar na final.

Desclassificar é competência dos compositores que editaram o regulamento.O argumento foi do presidente é claro pois é a autoridade maior na escola e foi o mesmo o ofendido.

Somente 3 classificados porque?

Quem participou e leu o regulamento sabe que iria haver uma seleção da comissão.Acontecendo a mesma os melhores foram escolhidos para a final,afinal divulgar o que não concorda com a proposta do autor do enredo não convêm.

O sujeito gasta com estúdio, cd, divulgação, entre outros, para ser desclassificado sem motivo?


Gasta pq quer participar isso não obriga a escola a aceitar o samba porque o fulano gastou.você já viu quantas meninas concorrem á rainha do carnaval?Elas gastam e perdem e nem por isso desistem.Basta acreditar.
Sem motivo.O motivo quem o fez deve saber e pronto.

Desculpe mas eu divulguei e no momento trabalho para assessorar a liberdade de expressão contra essa instituição.


Assim como adoro todos os meninos que foram desclassificados também adorei te conhecer axu que isso não é nada pessoal mas preciso esclarecer que de fato vem se distorcendo.

E como é um concurso que ganhe o melhor!!!

bjus

Aguardo seus e-mails


Luana Silva
Assessoria de Imprensa
embaixada Copa Lord